Participe da live: “Cooperativismo e os desafios da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural” nesta quarta 10/06, às 18h

Participe você também da live: “Cooperativismo e os desafios da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural”. O evento online será realizado na próxima quarta-feira (10/06), às 18 horas, (horário de MT).

O palestrante será o engenheiro agrônomo Douglas Fernando Kunz – coordenador técnico da BIOLABORE, Cooperativa de Assistência Técnica localizada no Oeste do Paraná. . Serão abordados os desafios da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) principalmente voltada à agricultura familiar.

Segundo o professor e consultor de projetos Jair Kotz, há uma necessidade de pessoas vocacionadas para a atividade da agricultura familiar e capacitadas para dar a devida assistência técnica, orientações, capacitações, problemas de manejo, pragas, doenças, bem como os problemas de gestão. “Isso é um problema crônico, pois os órgãos públicos voltados à extensão rural já não dão conta do recado, são estruturas que foram diminuídas e o pequeno ficou sem essa assistência. Diferente do grande proprietário que consegue articular uma assistência profissional. Umas das saídas foi gerar essa cooperativa”.

De acordo com Jair, a BIOLABORE que tem como Missão fornecer serviços técnicos especializados e produtos para o desenvolvimento sustentável, foi uma iniciativa ousada criada e formada por jovens que se formaram na Universidade e em cursos técnicos. Hoje por estar bem consolidada, é um modelo a ser reaplicado em Sorriso no âmbito do Projeto Cultivando Vida Sustentável do CAT/IDH, Prefeitura e parceiros, pois , “a assistência técnica e extensão rural é estratégica para o sucesso de iniciativas que pretendem fortalecer a agricultura familiar e os seus sistemas organização, produção e comercialização. Construir uma estrutura local com jovens, filhos de agricultores familiares em sua maioria, com o apoio das instituições públicas como a prefeitura e o IFMT tem se mostrado o caminho a ser seguido para solucionar definitivamente a problemática da ATER na agricultura familiar, e por isso, conhecer a experiencia da BIOLABORE como um instrumento de organização importante para a agricultura familiar e extensão rural, sua jornada e trajetória, seu funcionamento, sua estrutura, e outros aspectos importante do cooperativismo, nos ajudaram a construir este modelo aqui em Sorriso“.

As vagas são limitadas. O evento é aberto ao público em geral, porém o objetivo inicial é atender primeiramente o público-alvo do projeto, como professores e alunos, bem como lideranças da agricultura familiar. O evento conta com o apoio do IFMT – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – campus Sorriso. A transmissão será pelo aplicativo Zoom. Os participantes terão ao final da live um certificado digital. Para informações e inscrições: (66)99902 -7027 ( Leane Horn – CAT Sorriso), ou 3544 – 3379.

A ação faz parte do projeto “Cultivando Vida Sustentável”, promovido pelo CAT Sorriso, em parceria com a Iniciativa para o Comércio Sustentável (Idh), com ações de consultoria, assistência técnica e apoio tanto aos agricultores familiares, quanto à agricultura de larga escala, com o objetivo de promover as Boas Práticas no Campo para se produzir com eficiência e com altos índices de qualidade e produtividade, beneficiando as futuras gerações. O projeto Cultivando Vida Sustentável conta ainda com parcerias do Poder Executivo, Legislativo e de outras instituições, como Sebrae, IFMT, APOS, Vitamel, Associação Produtiva Mulheres do Assentamento Jonas Pinheiro.

Mais informações sobre os projetos desenvolvidos pelo CAT Sorriso podem ser obtidas pelo telefone (66) 3544-3379 ou direto no CAT – Clube amigos da Terra fica na Av. marginal esquerda, 1415 em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: