Compre do pequeno produtor e fortaleça o mercado em tempos de crise

Estamos vivendo um momento muito delicado e acompanhado de uma série de incertezas ocasionado pelo COVID-19 (Coronavírus). As recomendações coletivas dos órgãos oficiais de saúde têm sido (basicamente): mantermos uma boa higiene pessoal (lavar frequentemente as mãos, rosto, boca e narinas), evitarmos sair de casa (nem todos farão isso, pois muitos necessitam “garantir o pão” de suas famílias) e mantermos uma boa alimentação e hidratação.

Como profissional de saúde, eu tenho recebido inúmeras ligações de amigos e clientes pedindo orientações para melhorar o sistema imunológico, como higienizar alimentos e indicações de quem está realizando delivery aqui na nossa cidade. O que eu tenho respondido? Nós sabemos que para manter uma alimentação saudável, em grande parte, dependemos do consumo diário de porções de hortifrútis, de comida de verdade, da terra e fresca. Sempre precisamos nos alimentar bem e com segurança alimentar, isso com certeza contribuirá para mantemos nossa saúde. A higienização dos alimentos (lavagem com água corrente e utilização de hipoclorito para sanitizar) continua sendo primordial para garantir o consumo de alimento seguro, uma vez que as doenças transmitidas por alimentos são comuns e nessa fase que estamos vivendo, precisamos evitar estarmos suscetíveis a mais doenças.

Mas e onde adquirir estes alimentos se a recomendação é de ficarmos em casa neste momento? Em meio a quarentena, grande parte dos produtores rurais e empreendedores da cidade de Sorriso-MT se adaptaram para atender a necessidade da população. Hoje, basta realizar contato pelo WhatsApp diretamente com o empreendedor e efetivar sua compra, que será entregue na sua residência. Muitas ações por parte de entidades também estão ocorrendo simultaneamente, e o objetivo é um só: ajudar o pequeno empreendedor.

O Sebrae por exemplo, está mapeando os pequenos negócios que continuarão prestando seus serviços no período de crise. Consiste no compartilhamento dos contatos das empresas pelos empresários, utilizando um card específico que está disponível no canal oficial do instagram: @sebraeMT.

O CAT – Club Amigos da Terra junto aos produtores cadastrados da agricultura familiar, se organizaram em uma lista de contatos individuais, com informações sobre produtos e serviços (Feira Virtual). A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso está prestando suporte operacional para produtores, ajudando na entrega de hortifrútis. Por fim, existem opções para manter uma alimentação variada e principalmente, comprar de forma sustentável. Isso mesmo, quando um consumidor compra localmente, movimenta o dinheiro na região, valoriza a produção local.

Com isso, o pequeno empreendedor consegue se manter no mercado, gerando renda, mantendo o estímulo e fortalecimento da economia independente da situação que estamos vivendo. Nessa hora de dificuldade é necessário parceria em apoio aos pequenos produtores e feirantes da Agricultura Familiar.

Por Gabrieli Comachio

Nutricionista e consultora credenciada do SEBRAE- Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas.

Saiba mais sobre projetos desenvolvidos pelo CAT:

As ações fazem parte do Projeto “Cultivando Vida Sustentável” desenvoldido pelo CAT em parceria com o Idh e com apoio do Sebrae, IFMT, APOS e Prefeitura Municipal.  Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pelo CAT Sorriso acesse o site: www.catsorriso.com.br. Ligue: 3544-3379. Ou vá até o CAT que funciona em sala anexa ao Sindicato Rural de Sorriso, na Avenida Marginal Esquerda, 1415, Bairro Bom Jesus

Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: