Dia das abelhas comemorado em 03 de Outubro chama a atenção para a preservação das espécies

O dia da abelha é comemorado no Brasil em 03 de outubro. Essa data é importante para nos lembrar da importância das abelhas, que atuam garantindo a polinização de diversas espécies de plantas e apresentam grande valor econômico, haja vista que fabricam produtos como mel, cera e própolis.

As abelhas destacam-se por serem responsáveis pela polinização de uma série de espécies vegetais, o que garante a produção de alimento para vários seres vivos. Também atuam na produção de uma grande quantidade de produtos de valor econômico.

Esses importantes animais são artrópodes, do grupo dos insetos, e pertencem à ordem Hymenoptera. Vivem em sociedade, na qual encontramos a rainha, os zangões e as operárias.

Características gerais das abelhas

As abelhas são animais invertebrados pertencentes ao filo dos artrópodes. Possuem, como outros insetos, seis patas e um corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. As abelhas estão incluídas na ordem Hymenoptera, uma ordem que inclui também formigas e vespas, animais que são bastante sociais.

Sociedade das abelhas

As abelhas vivem em sociedade, na qual é possível observar a divisão de trabalho entre as castas (grupos). As três principais castas são:

• Rainha: é a única fêmea que se reproduz na colmeia;

• Zangões: são os machos da colmeia e apresentam como função acasalarem-se com a rainha;

• Operárias: são fêmeas que realizam as mais diversas funções na colmeia, tais como coletar néctar e defender a colmeia.

Importância econômica e ecológica das abelhas

As abelhas são animais importantes tanto econômica quanto ecologicamente. Elas são responsáveis por realizar a polinização de uma grande quantidade de espécies, inclusive de algumas culturas agrícolas e pomares. Assim sendo, esses animais garantem a polinização de plantas que servem de alimento para outros animais e também garantem a polinização e consequente formação de frutos de plantas, os quais serão utilizados pelo homem para alimento e comercialização.

Além da polinização, as abelhas fabricam mel, um alimento muito comercializado em nosso país. Vale destacar que outros produtos que possuem valor comercial também são produzidos por abelhas, tais como a cera, própolis e geleia real. A cera é utilizada pelo homem na fabricação de cosméticos, velas e medicamentos. O própolis é utilizado na indústria cosmética e como medicamento. A geleia real é vendida em tablete, seca, com mel, na indústria de cosméticos e na de medicamentos.

Abelhas e o mel

As abelhas produzem mel, que é utilizado por esses animais como alimento.

O mel é produzido pelas abelhas a partir do néctar que coletam. Esse néctar é transformado em mel, o qual é depositado nos compartimentos dos favos e é tampado com cera para ser posteriormente utilizado pelo animal. Dependendo da planta utilizada, esse mel pode apresentar sabor e aroma diferenciados. O mel é um alimento rico em nutrientes para o ser humano.

Dia Mundial das Abelhas

Apesar de o dia da abelha ser comemorado em nosso país em 03 de outubro, o Dia Mundial das Abelhas é comemorado no dia 20 de maio. Essa data foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas e foi escolhida por ser o dia do nascimento de Anton Janša, um esloveno que foi pioneiro nas técnicas de apicultura (criação de abelhas).

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: