Reunião discute detalhes do Encontro Nacional de Plantio Direto em Sorriso

Sorriso, a capital Nacional do Agronegócio, vai sediar no ano que vem o 16º Encontro Nacional de Plantio Direto na palha. A abertura oficial está prevista para o dia 31 de julho e o encerramento na tarde do dia 02 de agosto. AS datas foram definidas durante uma reunião, realizada na última sexta-feira (10.11), no Sindicato Rural de Sorriso.

O Encontro, realizado a cada dois anos, é considerado o maior evento brasileiro de discussão sobre Sistema Plantio Direto e Agricultura Conservacionista. Durante a reunião foram sugeridos temas centrais para as palestras como plantas de cobertura, resistências e integração/lavoura x pecuária. A programação também deve incluir temas que envolvam acadêmicos, mulheres e jovens do agronegócio.

A diretoria da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a FEBRAPDP, recebeu entusiasmada a proposta de realização do 16º Encontro no Mato Grosso. A iniciativa foi do Sindicato Rural de Sorriso e o Clube Amigos da Terra de Sorriso, que em 2003 realizou o 7º Encontro Nacional de Plantio Direto no Cerrado com 2.800 participantes e 72 palestrantes. Para o presidente da Federação, Alfonso Adriano Sleutjes, será um grande evento. “O engajamento demonstrado pelas entidades presentes na reunião da semana passada, nos motiva muito realizar o 16 ENPDP em Sorriso”, afirmou o presidente.

Para o diretor técnico do CAT e pesquisador do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Alfeo Trecenti, Sorriso ganha um presente com a vinda do evento Nacional. “Vamos reunir na capital Nacional da soja os melhores pesquisadores do país. Somos referência na produção de grãos e precisamos disponibilizar para o agricultor tudo de mais moderno para melhorar a produtividade utilizando boas práticas agrícolas”, disse o diretor.

A 17ª edição do Encontro deve ser realizada na capital de Mato Grosso, Cuiabá, em 2020. Em 2014 o evento foi realizado em Bonito- MS e no ano passado em Goiânia-GO.

Na reunião que definiu detalhes do evento em Sorriso, estavam presentes: Alfonso Adriano Sleutjes, presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, a FEBRAPDP, a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego, o presidente e vice do Sindicato Rural de Sorriso, Luimar Gemi e Thiago Stefanello, o secretário de governo e segurança pública, Luis Fábio Marchioro entre outras autoridades.

A próxima reunião está marcada para o dia 14 de dezembro, no Sindicato Rural de Sorriso.

Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: