Empreendedorismo é tema de curso para mulheres da Poranga

Mulheres que escolheram a atividade rural como profissão e participam ativamente na gestão da propriedade familiar. Esse é o perfil das mulheres do assentamento Jonas Pinheiro, o Poranga, que se inscreveram para o programa “Com Licença, vou a Luta”. Desenvolvido pelo Serviço Nacional de aprendizagem Rural, o Senar, o programa quer capacitar produtoras e trabalhadoras rurais a participar com mais eficiência da administração da sua propriedade. Assim, será possível aumentar a renda da atividade e a qualidade de vida de quem vive e trabalha no campo.

Em Sorriso, o programa foi viabilizado pelo Sindicato Rural em parceria com o Clube Amigos da Terra, o CAT Sorriso, que constantemente oferece as assentadas, através do projeto Mulheres do Campo, cursos e treinamentos para que elas possam aumentar a produção e consequentemente a renda. “O conhecimento amplia a visão para que elas se tornem de fato empreendedoras”, disse a secretária executiva do CAT, Lenira Arsego.

Os encontros são divididos em cinco módulos e acontecerão sempre às segundas-feiras, na sede da comunidade Sagrado Coração de Jesus, no assentamento Jonas Pinheiro.

No primeiro módulo, realizado hoje (27/03), a instrutora do Senar, Clessir Maria Fachin, vai tratar de empreendedorismo. A intenção é conhecer as características do empreendedor de sucesso; perseverança; persistência; metas; planejamento e percepção de oportunidades. “Falta incentivo da família e falta acompanhamento. Através dos módulos elas vão ter, a cada encontro, uma motivação maior para continuar na atividade”, disse a instrutora.
A produtora rural, Rita de Cássia, buscou o curso pois acredita que pode melhorar a atividade e a gestão na propriedade. “O curso vai nos ajudar a identificar onde estamos errando e onde estamos acertando e a partir disso, saberemos tomar as melhores decisões”.

Os próximos módulos vão abordar: Gestão Financeira; Elaboração do Planejamento do seu negócio; Legislação e Liderança.

Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: