Alunos da escola Jardim Amazônia vencem concurso de educação ambiental

A disputa foi acirrada e por apenas um ponto de diferença, alunos do segundo ano da escola Municipal Jardim Amazônia, venceram o Concurso “Sorriso Vivo na escola”.

O painel apresentado pela turma foi todo produzido com material reciclado como filtros de café e caixinhas de ovos. Garrafas pets e pratos descartáveis viraram peixes em um imenso oceano que chamava a atenção para o tema proposto: “Alimento e água, produzindo com responsabilidade”.

Promovido pelo Clube Amigos da Terra, o CAT Sorriso, o evento foi resultado do trabalho desenvolvido, durante seis meses, com alunos da rede municipal de ensino. A base de tudo foi a cartilha Amigos da Terra. O material foi disponibilizado gratuitamente nas escolas, para que os professores trabalhassem de forma lúdica a educação ambiental.

Das 19 unidades inscritas, 16 apresentaram os painéis no dia do concurso. Para a presidente do CAT, Dudy Paiva, o nível dos trabalhos chamou muito a atenção. “Estão todos de parabéns. Nós do CAT ficamos muito satisfeitos em ver que eles entenderam a proposta e que todos se envolveram de maneira muito intensa no concurso”, concluiu a presidente.

Os painéis foram avaliados por uma comissão julgadora que levou em conta o conteúdo, a originalidade, a criatividade e a compreensão da história contada na cartilha.

O material de educação ambiental chegou às salas de aula graças à parceria entre o CAT e a Secretaria Municipal de Educação. O conteúdo atingiu cerca de 3 mil e 500 alunos do 2º e 3º ano. A cartilha, que já está na quinta edição, é elaborada por profissionais capacitados para tocar e chamar a atenção das crianças. São mais de 20 páginas, com histórias, ilustrações e atividades que envolvem as crianças de forma muito espontânea.

A educação ambiental através da cartilha Amigos da Terra é uma das atividades do programa Sorriso Vivo que nasceu em 2005 com o objetivo de disseminar práticas ambientais pensando nas futuras gerações.

Todas as escolas receberam troféus de participação. As três primeiras colocadas ganharam lixeiras de coleta seletiva. E a premiação foi a seguinte:
1º lugar: Escola Municipal Jardim Amazônia (2º ano)
Dia de lazer em um clube de festa com direito a almoço, piscina e muita diversão;

2º lugar: Escola Municipal Leôncio Pinheiro da Silva (3º ano)
Cinema com refrigerante e pipoca;

3º lugar: Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva (3º ano)
Sorvete para toda a turma.

As professoras das três escolas vencedoras também receberam um presente em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

A cartilha Amigos da Terra, também foi utilizada na APAE, no lar São Francisco e na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente “Mãezinha do Céu”.

A intenção é que no ano que vem o projeto seja expandido para outras instituições e unidades de ensino, inclusive da rede particular.

Contamos com o apoio do Supermercados Delmoro, Centro América FM, Sicredi e Supermercado Sorriso.

Rolar para cima
×
%d blogueiros gostam disto: