Fórum Construindo um Futuro Melhor vai debater com mulheres o desafio da Sustentabilidade

Palestras, circuitos de oficinas e exposição de produtos feitos de materiais recicláveis farão parte da programação deste ano do V Fórum Construindo um Futuro Melhor, promovido pelo Clube Amigos da Terra de Sorriso (CAT). O tema deste ano é “A Mulher e o Desafio da Sustentabilidade”. Uma das palestras, ministrada pelo consultor do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS) Luiz Assad, vai falar sobre as “Boas Práticas nas Relações Campo-Cidade“.

Nas oficinas “a ideia é envolver entidades do município como a Mãezinha do Céu, o Cantinho da Arte, o CAPS (Centro de Referência Psico Social) e mostrar para as mulheres que materiais simples como pallets e garrafas pets, podem ser transformados em peças exclusivas, personalizadas e de alto valor agregado”, afirmou Cynthia Moleta Cominesi, diretora de Sustentabilidade do CAT.

O evento é voltado a mulheres, em especial aquelas que participam ativamente de entidades representativas, direta ou indiretamente em pequenas e grandes propriedades rurais. Desde que começou, há cinco anos, o Fórum tem despertado a importância da figura feminina no processo de implantação de práticas sustentáveis.

É o caso, da chacareira Salete Terezinha Pichinhaki. Ela participa do Fórum desde o início e hoje até se envolve na organização. Trazer mais mulheres para o evento é uma das missões que ela se propôs. “Quero que outras mulheres participem do evento para que ele mude a vida delas, como mudou a minha. Hoje eu participo dos assuntos do dia da propriedade, venho para a feira toda a semana. Até o lado emocional e financeiro mudou com as lições que aprendi nas palestras”, comemorou Salete.

Outro exemplo vem do Assentamento Poranga. Lúcia Regina Kissler também é feirante. Vende caldo de cana há nove anos. Ela destaca o crescimento do Fórum e os benefícios que ele trouxe para a vida pessoal. “As palestras me fizeram ver que eu poderia fazer a diferença na minha propriedade e no meio em que vivo. Hoje faço parte da Associação das Mulheres, do Sindicato Rural e sou realizada com o meu trabalho”, comemorou.

Isso mostra que o CAT está tendo sucesso no que se propõe fazer, despertando nas mulheres este sentimento de liderança e de empodeiramento. A expectativa é reunir cerca de 180 mulheres, do campo e da cidade, de toda a região.

Quando:

O V Fórum Construindo um Futuro Melhor, está marcado para o dia 13 de novembro no Centro de eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol.

Os interessados podem entrar em contato com o CAT pelo fone (66) 3544-3379 ou pelo e-mail catsorriso2@catsorriso.com.br

Parceiros e apoiadores:

O evento conta com a parceria do Sindicato Rural de Sorriso, Prefeitura Municipal de Sorriso, Empaer-MT e SEBRAE-MT e conta com o apoio da WWF Brasil, Solidariedad, IDH e BEL. Esta é mais uma ação do Projeto Gente que Produz e Preserva.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: