CAT Sorriso realiza IV Fórum Construindo um Futuro Melhor, para mulheres da região

Realizado na tarde desta quarta-feira, 12/11, no salão de eventos do Sindicato Rural de Sorriso o IV Fórum Construindo um Futuro Melhor, promovido pela Associação Amigos da Terra – CAT Sorriso, voltado a mulheres de todas as idades, classes sociais e profissões. 

Foi um momento agradável de confraternização e atualização entre as 130 participantes do evento, não só de Sorriso, mas dos municípios vizinhos de Sinop, Lucas do Rio Verde e Nova Ubiratã, que puderam acompanhar palestras e participar de dinâmicas propostas.   

O evento também contou com autoridades como o fundador do CAT Sorriso, Darcy Getúlio Ferrarin, atual presidente Darci Ferrarin Junior; representante da Empaer de Sorriso, José dos Reis; representante das mulheres produtoras rurais, Dudy Paiva; representante das mulheres do setor chacareiro, Salete Pichinhaki; presidente da Associação Produtiva das Mulheres da Poranga, Margarida Fortunato Pereira; representante da Aprosoja MT, Elso Pozzobon; presidente do Projeto Casulo, Maria Aparecida Queiroz; representante do Sebrae coordenador do Programa Balde Cheio região norte, Douglas Ivan e da supervisora do MT Regional do Consórcio Alto do Teles Pires, Selma Rodrigues de Moraes.

A primeira palestra do dia foi sobre a “Organização Pessoal e Administração do Tempo”, com a palestrante Tânia Cigolini, consultora do SEBRAE-MT que mostrou a importância de organizar as tarefas do dia-a-dia, ultrapassando obstáculos na busca da realização das metas profissionais e na conquista dos sonhos. 

Na oportunidade foi apresentado o projeto “Gente que produz e Preserva”, pela Analista de Conservação em Agricultura e Meio Ambiente da WWF, Cynthia Moleta Cominesi, que destacou: ”Para nós foi um grande evento, nossa equipe do CAT está muito feliz com a presença de mulheres de municípios de toda região isso mostra que nosso projeto está tendo o sucesso no que se propõe fazer, despertando nas mulheres este sentimento de liderança e de empoderamento e este projeto está servindo de modelo para outros municípios. É um resultado muito positivo. Aqui já definimos também as ações para o Fórum do próximo ano, sendo construído de maneira participativa, partindo das próprias mulheres apontando problemas e soluções buscando este comprometimento de todas com o projeto”. 

Douglas Ivan, coordenador do programa Balde Cheio do SEBRAE – MT da região Norte do estado, explica como funciona o programa. “O programa é uma metodologia desenvolvida pela Embrapa e já tem 15 anos que é desenvolvido nas pequenas, médias e grandes propriedades adequando a cada perfil de propriedade. É feito um diagnóstico mostrando as condições da propriedade e são feitas algumas adequações seguindo um plano de trabalho, passando por um planejamento para que seja reestruturada. Tudo depende da fertilidade do solo, da genética dos animais, da ração que é utilizada, tudo influencia no resultado. Quem tem interesse deve buscar o SEBRAE que é a instituição credenciada na Embrapa. Nos municípios são feitas parcerias, como no caso de Sorriso, há uma parceria com o CAT”.

 O evento contou com a parceria do Sindicato Rural de Sorriso, Empaer-MT, SEBRAE – MT, Instituto Centro de Vida, e MT Regional e teve como apoiadores a WWF Brasil, Solidariedad, IDH, BEL e Agro Baggio John Deere. Esta é mais uma ação do Projeto Gente que Produz e Preserva.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: