CAT comemora 9 anos do Projeto Sorriso Vivo com Pedalada e Caminhada Ecológica

Para comemorar os 9 anos do Projeto de Educação Ambiental Sorriso Vivo, o CAT – Clube Amigos da Terra, em parceria com a Prefeitura Municipal de Sorriso, realizou no dia 07 de junho, a 1ª Pedalada e Caminhada Ecológica. O evento que reuniu cerca de 400 pessoas também foi uma forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.

O CAT acredita que para cuidar do meio ambiente, as pessoas também precisam cuidar de si mesmas. E praticar esporte é uma forma de fazer isso. Segunda a Bióloga do CAT, Jussara Giaretta, a parceria com a Secretaria de Esportes foi fundamental no evento. “A equipe da secretaria já tinha manifestado o desejo de promover um evento ciclístico. E nós do CAT, entendemos que este seria o momento oportuno para levar as pessoas a refletir sobre a importância do meio ambiente na prática esportiva. Por ser um veículo ecologicamente correto a bicicleta é uma grande parceira do meio ambiente, pois possibilita a diminuição da emissão do gás carbônico, um dos principais contribuintes do efeito estufa. Durante a pedalada e a caminhada, as pessoas puderm perceber como é bom respirar um ar puro e contemplar a natureza.

A ideia foi promover para as pessoas um momento de lazer aliado à preservação do Meio Ambiente, bem como a transmissão de valores que melhoram a qualidade de vida e boas práticas de cidadania. “E já que estamos a poucos dias do Mundial de Futebol, fizemos isso em clima de Copa do Mundo, demonstrando o nosso patriotismo, usando as cores da nossa bandeira.”, disse a coordenara de projetos da Secretaria de Esportes, Carmem Welter.

Para a realização do evento contamos com o apoio da Associação Mountain Bike de Sorriso e do Grupo Galera do Pedal. Também foram parceiros a SAMA – Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o IFMT – Instituto Federal de Mato Grosso, Campus de Sorriso, Delmoro Supermercados e a Igraf Gráfica e Editora.

Projeto Sorriso Vivo

O Sorriso Vivo foi o primeiro projeto de educação ambiental desenvolvido pelo CAT. Quando criado, o objetivo era transmitir a toda sociedade, que através de pequenas ações no dia a dia, como separar o lixo, economizar água, combater as queimadas, conseguiríamos proteger solo, água, flora, fauna.

Começamos com ações no campo, incentivando o produtor a não gradear o solo para evitar o assoreamento dos rios, usar corretamente os agrotóxicos, preservar matas ciliares, e coibir a caça e pesca predatórias.

A ideia era promover um modelo correto de manejo ambiental, a partir de exemplos práticos, que hoje podem ser observados na Fazenda Santa Maria da Amazônia. Nossa Vitrine Tecnológica de Reposição e Recuperação Florestal, que já recebeu a visita de mais de 10 mil alunos e professores da rede de ensino, além de produtores, técnicos e autoridades local, nacional e até internacional.

Através do Sorriso Vivo também trabalhamos a educação ambiental nas escolas com o objetivo de formar no futuro uma sociedade mais consciente. E pra isso criamos a cartilha Amigos da Terra. Um material didático, com histórias lúdicas, que já está em seu quarto volume.

Ao comemorar o nono aniversário, hoje o Sorriso Vivo passa a ser chamado de Programa, porque ano a ano, vem somando diversas ações e atividades de conscientização e preservação, como é o caso da Mostra Ambiental, que este ano vai para a segunda edição, e o desenvolvimento do Projeto Educação em Solos, que está sendo desenvolvido no Projeto Casulo.

Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: